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Quer saber como vencer a concorrência? Veja 11 dicas certeiras
Por Redator
Por mais que o seu modelo de negócio seja inovador ou diferente, é sempre necessário saber como vencer a concorrência. Você tem ideia de como fazer isso?
Você planeja, abre sua loja, contrata funcionários, faz tudo para seu empreendimento dar certo. Mas é preciso lidar com os concorrentes, que podem estar ali na mesma rua, principalmente, no mercado de sorveterias. Em um país de altas temperaturas, como o nosso, esse segmento é altamente competitivo.
Para ajudar nisso, separamos 11 dicas para você se destacar, mesmo com um pequeno negócio. Confira!
1. Pesquise e analise seus concorrentes
Isso mesmo! É importante acompanhar de perto os concorrentes. Pesquise o perfil de cada um, procure saber os produtos e os preços oferecidos por eles e analise os principais erros e acertos da concorrência. Esteja atento, também, às últimas tendências e como o mercado vem reagindo. Afinal, é importante se planejar para se destacar sempre.
2. Agregue valor ao produto
Existem inúmeras empresas se especializando, cada dia mais, para proporcionar um excelente atendimento ao cliente. Para se sobressair, busque sempre agregar valor ao seu produto, tanto na personalização do atendimento quanto na entrega ágil do pedido.
Foque em vender valor, e não preço. Às vezes, baixar o preço não é a melhor solução para vencer a concorrência. Talvez você tenha benefícios oferecendo melhores ofertas, porém, essa técnica pode desvalorizar seu produto.
3. Utilize estratégias de marketing
A maioria das empresas perde espaço para a concorrência por não conseguir atingir seus potenciais clientes. O marketing, então, pode ajudar nesse aspecto, pois divulga sua empresa e faz com que o negócio seja reconhecido. As estratégias devem ser compostas por três elementos: conteúdo, relacionamento com o cliente e produto.
As ações de conteúdo servem para atrair, as estratégias de relacionamento constroem laços com os clientes e as iniciativas de produto alcançam objetivos específicos sobre a venda. Tudo isso deve estar integrado e provido do resultado do acompanhamento das métricas, visando a analisar se as estratégias usadas estão sendo eficientes.
4. Conheça bem seu público-alvo
É essencial saber quem é o público que a sua empresa deseja atingir. Identifique necessidades, demandas, expectativas e desejos dos seus consumidores. Procure conhecer, até mesmo, algumas variáveis, como hábitos de consumo e faixa etária, que podem servir para traçar o perfil dos clientes e oferecer as soluções que eles buscam.
5. Invista na qualidade do seu produto
Algumas vezes, diminuir o preço também pode ser sinônimo de reduzir a qualidade do seu produto. Diante disso, é preciso analisar se vale a pena.
Afinal, se o que você vende tem uma qualidade superior, é justificável cobrar um pouco mais caro. Produtos bonitos, duráveis e eficientes sempre terão público, mesmo que a concorrência tenha itens semelhantes, com preço inferior.
Você pode proporcionar uma melhor experiência de compra para o seu cliente, acrescentando à venda serviços de consultoria ou instalação, por exemplo.
6. Encontre seu diferencial competitivo
Ao analisar a concorrência, identifique qual é o diferencial que a sua empresa oferece. Procure desenvolver uma experiência única ao cliente. Pode ser por meio de um atendimento personalizado, promoções em dias específicos da semana, oferta de produtos e serviços exclusivos, brindes, programas de vantagens, entre outros.
7. Invista em um bom atendimento
Saber como vencer a concorrência vai além de ofertar produtos de qualidade e ter estratégias bem definidas. Quando o cliente visita um local, ele espera ser bem atendido. Por isso, é fundamental treinar sua equipe para que aja conforme as diretrizes e os valores da empresa, sempre com atenção e respeito.
Diante de um atendimento mais humanizado, que faça o consumidor se sentir mais acolhido e especial, a chance de ele voltar e trazer outras pessoas é significativamente maior. Investir em pesquisas de satisfação também vai ajudar a deixar tudo alinhado com seus interesses.
8. Leve inovação aos clientes
Você já percebeu como as empresas que investem em tecnologia e inovação crescem mais rapidamente e se destacam dos concorrentes? Isso acontece porque elas ganham em desempenho, redução de custos e melhoria na gestão.
É importante, por isso, buscar novidades no mercado e inovar:
- na experiência do cliente, com um local adequado;
- nos serviços e produtos oferecidos, trazendo novidades;
- no atendimento mais humanizado;
- no pós-venda, com brindes, promoções, descontos ou ações personalizadas;
- em processos internos, equipes, máquinas e equipamentos.
9. Faça uma análise SWOT do seu negócio
A análise SWOT é uma ferramenta de gestão usada por empresas para definir suas estratégias. Ela consiste em identificar suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Veja alguns exemplos, abaixo.
Forças
- Quais são os diferenciais do seu negócio?
- O que leva sua empresa em direção aos objetivos estipulados?
Fraquezas
- O que a empresa pode melhorar?
- Quais são os fatores que afastam seus objetivos?
Oportunidades
- O que posso explorar de novo no mercado?
- Existe algo que ainda não é explorado por sua empresa, nem pela concorrência?
Ameaças
- diferenciais da concorrência;
- questões políticas, sociais, econômicas ou tecnológicas.
10. Escute o feedback dos consumidores
Você se lembra de que falamos sobre investir em pesquisas de satisfação com seus clientes? Pois bem, trata-se de uma maneira de ouvir o feedback de quem consome seus produtos. Ninguém melhor do que eles para dizer sobre a qualidade dos serviços e produtos ofertados e como foi o atendimento recebido.
Os consumidores também podem ajudar ao pontuar os quesitos a serem melhorados e os quais você está acertando, bem como sugerir novidades, como sabores de sobremesas, produtos e tipos de serviços. Ouvir diretamente seu público-alvo é uma maneira inteligente de vencer a concorrência.
11. Escolha bem os parceiros
Toda empresa do ramo alimentício precisa se preocupar com o controle de estoque, para não faltar nada, nem acumular tanto que acabe desperdiçando. Afinal, isso pode prejudicar seu negócio. É fundamental, portanto, escolher bem seus parceiros e fornecedores.
No entanto, que tal inovar nesse quesito também? Uma sorveteria, por exemplo, pode iniciar ou aumentar a fabricação própria de seus alimentos com a ajuda de máquinas de sorvete, picolé, açaí, milk-shake, frozen yogurt, entre outras possibilidades.
Basta escolher uma empresa especializada e referência no ramo para fazer essa aquisição tão importante. Dessa forma, será possível aumentar seu faturamento e as opções disponíveis no seu mix de produtos.
É indispensável que você encontre o seu diferencial e o fortaleça ao máximo para que seus clientes se tornem fiéis ao seu negócio. A fidelização é a chave para entender como vencer a concorrência, melhorar a imagem do seu produto e se manter de forma positiva na mente do consumidor.
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Lucas Samanjata
Confesso que foi uma matéria proveitosa no campo dos negócios. São aspectos fundamentais que interessam a todos , principalmente, neste mundo de muita concorrencia .