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Confira 3 erros que você deve evitar no mercado de sorvetes
Por Redator
Apesar de o sorvete ser o tipo de sobremesa que faz sucesso no mundo inteiro, um empreendimento na área também pode sair dos trilhos se você cometer alguns erros no mercado de sorvetes.
No Brasil, foram consumidos 1,1 bilhão de litros de sorvete em 2017, de acordo com a Associação Brasileira das Indústrias do Setor de Sorvetes (Abis). Apesar de o número parecer bem grande, ele já foi maior.
Em 2014, as vendas chegaram a 1,4 bilhão de litros e, mesmo sem os resultados de 2017, o presidente da Abis já havia alertado em entrevista que o mercado de sorvetes sofreu com a crise econômica do país.
Contudo, isso não significa que o seu negócio não possa fazer o caminho inverso e ajudar a reverter essas estatísticas. No entanto, é preciso tomar cuidado com algumas falhas de gestão em seu empreendimento. Neste artigo, você vai descobrir os 3 erros mais comuns de quem trabalha com o mercado de sorvetes e como evitá-los! Confira:
1. Deixar de estimular as vendas no inverno
Dias frios e chuvosos espantam os clientes das sorveterias, certo? Certo! Porém, isso só acontece se você não oferecer produtos que também combinem esse clima. Para estimular as vendas no inverno, é possível desenvolver um cardápio especial para época frias, que até incluem sorvete na receita, mas têm um destaque quente.
A dica é oferecer cafés, crepes, bolos e deixar o ambiente mais aconchegante, com apostas na climatização e decoração. Esse momento de vendas baixas também é oportuno para investir em promoções, festivais e impulsionar a publicidade.
2. Não trazer inovações para o público no mercado de sorvetes
O mercado de sorvetes tem diversas tendências sensacionais e prontas para serem usadas no seu negócio. Manter-se apenas com o óbvio pode fazer você perder espaço para a concorrência e não atrair os olhares de um público mais exigente. Veja algumas dicas criativas:
- ofereça sabores novos, premium e até exóticos;
- tenha opções para dietas restritivas, como as sem lactose;
- invista em decorações diferenciadas, como a retrô;
- ofereça pratos como tortas geladas, açaí e cafés com sorvete.
Quando falamos de criatividade, o céu é o limite. Por isso, aposte em ações de marketing, promoções e em eventos na sua sorveteria. Observe seu público, ofereça um ambiente confortável e dê motivos para que ele volte ali.
3. Diminuir a qualidade e o preço dos sorvetes
Se as vendas estão baixas, não diminua o preço e nem procure matéria-prima de baixa qualidade. Você pode usar as dicas acima para tentar reverter essa falta de público, mas mantenha o valor cobrado. Se alguém vai, ou deixa de ir a uma sorveteria, na maioria das vezes, a razão não está no valor da conta, mas sim relacionado ao custo x benefício.
Se você diminuir o preço, pode continuar com poucos clientes e ver a margem de lucro despencar, já que seus custos vão continuar os mesmos.
Apostar em reduzir a qualidade também é um mau negócio. Como você já viu, sorveterias com sabores premium e serviço diferenciado são um dos tipos de tendências que chamam a atenção do público. Existem outras formas de aumentar o faturamento do seu negócio, mas que não afetam a qualidade do seu produto.
4. Deixar de fazer manutenção preventiva e de controlar a temperatura
Pra evitar que suas máquinas quebrem e as peças precisem ser substituídas, não deixe de fazer uma manutenção preventiva. Para isso, limpe e lubrifique as borrachas de vedação e as bombas injetoras de ar.
Fique atento também à temperatura do seu freezer, já que a oscilação dela pode influenciar no consumo de energia e em seu produto, de maneira positiva ou negativa.
Agora que você já sabe os principais erros de quem empreende no mercado de sorvetes, pode evitá-los no seu negócio, não é? Por isso, crie novidades para seu público, estimule as vendas no inverno, mantenha a qualidade e controle os freezers de perto. Com um pouco de criatividade e atenção aos erros comuns do mercado de sorvetes, metade do caminho para o sucesso está garantido.
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