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Saiba como oferecer um atendimento de qualidade na sorveteria
Por Pedro
O sucesso de uma empresa está longe de ser sustentado apenas pelos atributos dos artigos que ela comercializa. A missão de garantir uma alta rentabilidade é bem mais complexa e depende de inúmeras variáveis.
Apesar de o sorvete ser uma sobremesa popular e que agrada a um vasto leque de gostos, o produto por si não é capaz de fidelizar clientes. O atendimento de qualidade na sorveteria deve fazer parte do planejamento de quem deseja entrar para esse ramo ou otimizar o desempenho dos negócios em funcionamento. Hoje, o segredo para uma boa trajetória é construir relacionamentos duradouros, e nada melhor do que começar pela forma como o seu público é recepcionado.
Neste artigo, vamos abordar o atendimento de qualidade como a base de crescimento e consolidação da sua sorveteria, bem como o que é preciso para alcançar esse objetivo. Siga a leitura e confira!
Qual a importância do atendimento ao cliente?
Independentemente de qual seja o seu empreendimento, para que ele sobreviva no mercado é preciso haver a combinação de uma série de fatores. Dentre eles, o atendimento ao cliente pode ser considerado como um dos alicerces para alcançar os resultados esperados.
Isso porque, a razão de existir de qualquer organização, sendo ela de grande, médio ou pequeno porte, é oferecer algum valor para os clientes, com o mais elevado nível de qualidade. E com as sorveterias não é diferente.
Quando as pessoas desejam solucionar uma demanda — seja para adquirir uma roupa, equipamentos eletrônicos, itens de consumo pessoal ou serviços de manutenção —, todas elas usam a qualidade do atendimento como um ponto de balizamento da satisfação de suas necessidades.
Em outras palavras, não importa o produto ou serviço que a empresa oferece, se o público não é bem acolhido durante todas as fases da jornada de compra, a experiência ruim será compartilhada, repercutindo uma imagem negativa para a marca.
A parte do atendimento é de fundamental relevância, pois de nada adianta investir na melhor infraestrutura, equipamentos mais modernos e ter ótimos parceiros se os profissionais que lidam diretamente com os consumidores não são treinados para prestar um atendimento adequado.
No segmento das sorveterias, por exemplo, o empreendedor pode se estabelecer no melhor ponto da cidade, construir um ambiente chamativo e agradável, produzir um excelente sorvete, mas se seus atendentes não são agradáveis, o atendimento é demorado e há um grande índice de pedidos errados, ele não vai conseguir manter uma boa base de clientes.
Neste caso, é provável que diante do primeiro contato ruim a pessoa não volte mais, ou pior, convença outras de que não vale a pena experimentar.
O que qualifica um bom atendimento?
Embora a qualificação de um bom atendimento envolva aspectos subjetivos de cada cliente, de modo geral as pessoas buscam por experiências únicas, algo que diferencie determinada empresa das demais que oferecem o mesmo tipo de serviço ou produto.
Com a facilidade do acesso às informações e a acirrada concorrência do mercado atual, os consumidores evoluíram, estão mais seguros sobre o seu poder de compra e o papel que exercem na relação de consumo. Eles não buscam apenas o melhor preço ou as melhores características técnicas, mas sim a experiência mais completa possível, com o melhor custo-benefício.
Mas o que determina o atendimento ser de qualidade ou não? Um bom atendimento é aquele no qual o profissional está preparado para receber e solucionar os anseios daquele cliente. Seja para a aquisição de um item ou para solucionar um problema, eles devem sentir que aquela interação foi agradável e tenham vontade de retornar quando for preciso.
Como estruturar um atendimento diferenciado na sua sorveteria?
O atendimento diferenciado deve começar com a recepção dos clientes — olhar nos olhos, ter um sorriso sincero que transmita energias positivas, um tom de voz agradável. Para completar a experiência, é fundamental que o ambiente esteja sempre limpo e organizado, com colaboradores preferencialmente uniformizados. São esses detalhes que marcam o profissionalismo da sorveteria.
Além disso, o funcionário deve conhecer bem a linha de produtos trabalhada, mostrar o domínio sobre o assunto para tirar dúvidas, propor soluções e ajudar o cliente na escolha certa. Esta também é uma oportunidade para registrar algo que eles têm interesse, mas a empresa ainda não disponibiliza.
A regra do bom atendimento é contar com colaboradores solícitos, que façam as pessoas se sentirem acolhidas. Quando há o sistema de self-service, por exemplo, é interessante perguntar se o consumidor encontrou o que procurava, se ele tem interesse por outros produtos, como água, suco refrigerante. Essas são algumas dicas básicas para estabelecer um bom atendimento.
Quais as principais dicas para oferecer um atendimento de qualidade na sorveteria?
A qualidade no atendimento de uma sorveteria pode ser determinada por uma série de elementos. Vejamos as principais dicas para se sobressair!
1. Invista na qualidade do produto
Uma sorveteria certamente encontrará concorrentes na região em que está instalada e precisará de alguns diferenciais para superar os adversários. Nesse contexto, a categoria dos seus produtos é uma das peças-chave para atrair e fidelizar consumidores.
Quando se trabalha com produtos de qualidade, sabores e texturas agradáveis, quem experimenta uma vez não somente tem vontade de retornar, mas compartilha a boa experiência com outros potenciais clientes.
Assim, sempre foque na excelência daquilo que está sendo oferecido. Procure estabelecer parcerias com os melhores fornecedores de máquinas e insumos, e busque antecipar, pois isso influencia diretamente na qualidade do sorvete e, também, no desempenho da empresa.
2. Conheça o seu público
Prestar um bom atendimento é tarefa que não depende apenas de critérios objetivos. Como a sorveteria consiste em um negócio de contato próximo com o público e, nem sempre, o padrão adotado vai refletir os reais anseios dos clientes, conhecer a sua audiência torna-se um passo fundamental para operações bem-sucedidas.
Nesse cenário, haverá pessoas que valorizam bastante o espaço físico e a forma de exposição de produtos, outras que são atraídas pela diversidade de sabores, quem gosta de opções mais sofisticadas ou quem orienta sua decisão de compra pelo preço.
Então esse domínio sobre as preferências do público-alvo é o diferencial que vai direcionar melhor o seu plano de negócios, interferindo positivamente nas vendas.
3. Fique atento aos feedbacks
O feedback dos consumidores consiste em um excelente termômetro para qualquer tipo de negócio. Com base nos depoimentos e impressões repassadas pelos clientes, é possível identificar erros ou os pontos que ainda podem ser aprimorados para otimizar o desempenho do negócio.
Assim, o nível de interação entre empresa e clientes será essencial para alcançar tal objetivo. Para tanto, além de estabelecer uma boa comunicação entre atendentes e consumidores, vale a pena investir na presença online da sorveteria — estar aberto ao diálogo nas redes sociais e colher dados por pesquisa de satisfação.
Enfim, o segredo é fazer com que eles se sintam próximos e à vontade para manifestar suas impressões. Por mais competentes que sejam os gestores e funcionários, há sempre muitas lições a aprender com a interação do público.
4. Treine a sua equipe
No mercado de sorvetes e em qualquer outro segmento, a qualidade das operações depende, necessariamente, do treinamento das equipes. Contar com colaboradores qualificados é uma maneira eficiente para se manter um atendimento de qualidade na sorveteria, afinal, eles serão a ponte entre a empresa e a sua base de clientes.
Portanto, além de ser responsável por difundir os valores e ideais da marca entre os seus funcionários, é relevante investir em uma boa comunicação interna e treinamentos periódicos para garantir que todos os profissionais mantenham o padrão desejado, bem como para que eles fiquem por dentro de novas ações que podem incrementar suas técnicas de vendas.
5. Seja inovador
Outra questão primordial para vencer a concorrência e encantar os clientes é a implementação de ideias inovadoras, o que inclui desde o processo de fabricação do sorvete, criando sabores diferenciados, até a fase de atendimento.
Nesse sentido, o uso de canais de comunicação para oferecer conteúdos relevantes, como blogs, site, mídias digitais, é uma ótima oportunidade para aproximar a marca do público. Com isso, o gestor pode garantir um trabalho mais alinhado às expectativas das pessoas que frequentam o seu estabelecimento.
Ademais, promover ações estratégicas, como promoções, brindes e programas de fidelização, ajudam a manter aceso o interesse pela marca e os produtos oferecidos.
Quais os benefícios que um bom atendimento traz para o negócio?
1. Fidelização de clientes
A satisfação dos clientes é um dos principais motivos para o crescimento e o ganho de competitividade de um negócio. Hoje, os consumidores estão cada vez mais informados e seguros das suas escolhas, de forma que os pequenos detalhes possam colocar o empreendimento em posição mais vantajosa.
Por isso, ao estabelecer estratégias voltadas para o atendimento de excelência, tem-se como benefício a fidelização. Se as exigências são atendidas, a tendência é que o indivíduo retorne e sempre lembre daquela marca quando necessitar de algum dos itens por ela oferecidos.
2. Aumenta a credibilidade da marca
Que a qualidade do atendimento é a porta de entrada para a audiência de uma empresa não restam dúvidas. Porém atrair e reter o público-alvo não é a única vantagem gerada pela prestação correta desse serviço — ela também ganha credibilidade no mercado.
Isso pode ser explicado pelo fato de que pessoas bem atendidas levam essa experiência para outras pessoas. Então uma rede de confiança vai sendo delineada entre empresa e público.
Imaginemos uma sorveteria super elogiada pela eficiência do seu trabalho, a qualidade dos produtos e a higiene do ambiente. E uma outra que recebe muitas críticas sobre a atuação dos seus funcionários e questionamentos sobre a origem dos seus produtos. Qual delas vai transmitir mais segurança?
Um cliente encantado é um dos melhores marketings que o seu negócio pode ter, sobretudo em um cenário onde os potenciais compradores pesquisam muito bem antes da sua decisão de compra, e levam bastante em consideração a vivência compartilhada por outros consumidores.
3. Reduz o custo de aquisição de clientes
Como o nome já sugere, o Custo de Aquisição de Clientes – CAC é uma métrica que retrata quanto uma empresa gastou para conquistar um novo cliente. São inúmeras as formas de reduzir o CAC de um negócio:
- conhecer o perfil do público-alvo;
- investir em programas de fidelização;
- apostar no marketing de conteúdo;
- oferecer um excelente atendimento, entre outras.
Nesse contexto, a qualidade no atendimento pode ser encarada como uma das formas de reduzir esse investimento. Manter os seus clientes satisfeitos custa menos tempo e dinheiro do que procurar novos interessados.
Isso não significa que continuar o trabalho de ampliação da sua audiência não seja importante, mas essa estratégia pode ser feita em uma menor intensidade, sem que a empresa tenha seus resultados prejudicados.
4. Aumenta o tícket médio
Ainda sobre os benefícios produzidos pela qualidade no atendimento, não podemos deixar de mencionar o aumento do seu ticket médio indicador de desempenho, que permite entender melhor a dinâmica das vendas.
O ticket médio ajuda a descobrir os valores que a maioria dos clientes gastam a cada interação com a empresa. Quanto maior essa quantia, maior é o montante de pedidos do cliente, e isso demonstra que a relação dos consumidores com a marca guarda uma relação o seu contentamento com a empresa.
Com o ticket médio, o gestor tem a oportunidade de conhecer o histórico dos seus clientes e a partir daí direcionar uma estratégia de atendimento mais personalizada.
Como você pôde perceber, o atendimento de qualidade na sorveteria tem um papel fundamental para a conquista das metas e objetivos traçados para o empreendimento. A busca pela satisfação da clientela é um desafio diário, mas unir a excelência do produto ao bom atendimento é uma das principais estratégias de crescimento e para vencer a concorrência, o que também representa uma maior lucratividade.
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