- Home
- Blog
O que é repasse de franquia e quais cuidados tomar?
Por Redator
O investimento em um negócio é uma decisão de vida, afinal, são economias feitas durante um longo prazo, que precisam ser bem direcionadas para evitar prejuízos. Uma das maneiras mais procuradas para começar um negócio é por meio de franquia, que permite ao empreendedor “pular” algumas etapas necessárias para a consolidação da marca e desenvolvimento de uma modelo de negócios.
Mas esse processo pode ser acelerado, ainda mais, por meio da aquisição de uma franquia. Nesse cenário, o empreendedor adquire uma empresa consolidada e em plena operação. Isso reduz muitos dos gargalos burocráticos que existem ao se iniciar um negócio do zero. Embora possa parecer o “mundo ideal”, esse modo de aquisição traz alguns desafios, recompensados por suas vantagens.
Neste post, vamos explicar o que é o repasse de franquia, como funciona e os cuidados a serem tomadas nesse processo. Também mostraremos os benefícios desse investimento, detalhando as principais vantagens que ele pode proporcionar. Confira!
O que é e como funciona o repasse de franquia?
O repasse de franquia se refere à venda de uma empresa em operação, mas com a diferença de estar vinculada a uma determinada marca, pertencente a uma terceira empresa. Nesse cenário, o processo de repasse de franquia se torna uma triangulação, entre o franqueado atual, o candidato a franqueado e o franqueador, que, dependendo do contrato, deverá aprovar essa venda.
Não existe uma regra que defina como deve ser realizado esse repasse, por isso, quem deseja comprar uma franquia e conta com a possibilidade de repassá-la, deverá avaliar bem o contrato para ter a certeza de que a franquia permite o repasse direto.
Em geral, a maneira mais comum de repasse de franquias, presente na maioria dos contratos, é que o novo franqueado seja treinado e avaliado previamente pelo franqueador, para depois o repasse ser finalizado. Caso ele seja efetuado de maneira direta, sem o conhecimento da franquia, isso poderá representar uma violação grave de contrato e levar a rescisão, além de cobrança de multas.
Quais são os cuidados necessários?
Agora que você já sabe o que é e como funciona o repasse de franquia, é importante conhecer os aspectos que devem ser considerados na hora de optar por essa oportunidade. São dicas que parecem simples, mas que podem fazer muita diferença para essa tomada de decisão. Elas são importantes tanto para quem quer vender, quanto para quem deseja comprar.
Analise o contrato
O primeiro passo não poderia ser outro: analise o contrato assinado com o franqueador e certifique-se que há uma cláusula dispondo sobre o repasse de franquia. Caso você encontre alguma dificuldade, busque um especialista para tirar todas as dúvidas e reduzir os riscos de implicações relacionadas a uma possível venda do negócio.
Mantenha uma boa comunicação
A comunicação é a melhor ferramenta para reduzir ao máximo as dúvidas e eventuais desentendimentos no processo de repasse. Por isso, antes de tudo, entre em contato com o franqueador, defina como o processo deverá ser conduzido e a participação do franqueado nele. É importante definir, por exemplo, se o novo franqueado deverá arcar com alguma taxa extra ou participar de algum treinamento para, de fato, entrar para o negócio.
Verifique se os documentos estão organizados e prontos
Para evitar problemas burocráticos e correrias que possam interferir no processo de repasse, é de suma importância que o franqueado que está repassando tenha toda a documentação separada. Assim, quando um eventual interessado aparecer, todos os papéis estarão disponíveis, facilitando as análises minuciosas das informações da empresa.
Quais são os benefícios do investimento no repasse de franquia?
Após conferir todos os detalhes a respeito de contrato e eventuais burocracias, você decidiu que deseja adquirir uma franquia via repasse. Agora é hora de entender quais são as vantagens desse modelo de negócio para ter certeza ao se decidir. Conheça, a seguir os principais benefícios.
Aquisição de um negócio consolidado
O primeiro benefício do repasse de franquia é que o empreendedor está investindo em uma empresa pronta e consolidada, ou seja, não precisará a princípio, se preocupar com obras e com a conquista de público local. Isso porque ao assinar o contrato você tem acesso a um estabelecimento pronto, com uma equipe disponível e as características necessárias para começar a operar desde o primeiro dia.
Redução de custos iniciais
Outro benefício importante é a redução de custos iniciais. Afinal, se você fosse começar do zero, teria que arcar com todos os trâmites burocráticos para atender às exigências do franqueador e, dependendo da região e das adaptações necessárias, isso poderia custar bem caro.
Possibilidade de início imediato
Outro benefício é a possibilidade de início imediato, reduzindo o tempo em que o negócio atingirá o Ponto de Equilíbrio (Break Even Point). Isso significa que, se o franqueado já tiver experiência no ramo da empresa que está assumindo, poderá contribuir para potencializar ainda mais o negócio que já está em pleno funcionamento.
Acesso a informações consolidadas
Os dados são a grande ferramenta de gestão das empresas imersas na transformação digital. Quando o empreendedor investe no repasse de franquia ele está adquirindo um negócio com um histórico pronto, repleto de informações que podem ser utilizadas para otimizar os processos.
Isso vale tanto para dados internos, referentes a produtos, controle financeiro e equipe, quanto para dados externos, relacionados a concorrentes, comportamento, potencial de clientes, etc. Essas informações podem ser obtidas por meio de sistemas de gestão, consulta a contadores e arquivos. Já em relação ao público, elas podem ser encontradas em redes sociais.
Esperamos que a leitura deste post tenha proporcionado conhecimentos relevantes sobre como funciona o repasse de franquia e o que deve ser analisado antes de tomar a decisão de vender ou comprar uma empresa nesses moldes. Nesse sentido, um aspecto importante a ser ressaltado é a escolha da franquia a ser adquirida, pelo fato de já estar consolidada e em pleno funcionamento, o empreendedor terá em mãos um farto material para avaliar o potencial do negócio, desde a localização do ponto até a aceitação do público.
Gostou deste conteúdo? Então, continue em nosso blog e entenda a importância de ter papéis bem definidos para franqueado e franqueador.