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Confira como colocar a gestão de marca em prática!
Por Redator
O posicionamento da marca junto ao consumidor é algo muito importante. Afinal, é por meio dele que se indica o posicionamento e diferenciais da marca. Da mesma forma, é possível atrair o público-alvo, que é a persona mais importante de toda estratégia de branding de uma empresa.
Por conta disso, é importante ter atenção às atividades de concepção da marca, relacionadas ao marketing, com o objetivo de aumentar as vendas. A essas atividades, damos o nome de gestão de marca.
O assunto deste post é gestão de marca. Vamos explicar mais sobre o que é e como realizá-la. Você tem interesse no tema? Então siga com a leitura e saiba um pouco mais acerca desse assunto.
O que é gestão de marca?
Você já ouviu falar em gestão de marca? E em branding? Para que possamos entender com precisão o assunto do post, é necessário começar do básico. O que é, afinal, gestão de marca ou branding?
Esses termos, que têm o mesmo significado, falam sobre ações desenvolvidas a fim de direcionar o público a perceber a marca de tal forma. Podemos citar, a título de exemplo, missão, visão e valores da marca bem expostas para o cliente.
A marca em si é muito mais do que um logo, a identidade visual ou até mesmo um nome e slogan. Os consumidores são impactados por diversos aspectos da marca, incluindo seu posicionamento no mercado.
Por isso, podemos dizer que, na verdade, a marca une a ideia conceitual com o produto e/ou serviço, assim como a forma estratégica com a qual você se posiciona no mercado.
Como funciona a gestão de marca?
Após saber o que é gestão de marca, devemos saber como ela funciona. Em geral, a gestão de marca, feita de forma eficiente, tem alguns conceitos-chave para que funcione de forma satisfatória. Perceba.
Propósito
O primeiro ponto para um bom funcionamento da gestão de marca é ter um propósito bem definido. Afinal de contas, a marca deve cumprir a promessa para os seus consumidores, seja ela qual for. E esse também é um pilar de motivação para que os seus colaboradores sempre estejam dando o melhor para o seu trabalho.
Consistência
O público percebe quando lhes é entregue um material abaixo de suas expectativas. Por conta disso, a consistência no posicionamento de marca é essencial para o bom funcionamento da gestão de marca.
Emoção
Seres humanos não são apenas racionais. O lado emotivo conta bastante na hora de se conectar com a marca. Por conta disso, o posicionamento de uma empresa deve usar as emoções para se conectar com a persona.
Flexibilidade
Ser flexível não significa mudar, e sim se adaptar. Quando trazemos essa ideia para o branding, é possível perceber o quão benéfico ela pode ser para uma empresa que se adapta às tendências recentes e responde aos anseios dos clientes.
Envolvimento
Nesse caso, nos referimos ao envolvimento que os funcionários devem ter em relação à marca e sua missão, visão e valores. Se os colaboradores não acreditarem na própria verdade da marca e a levarem para frente, a percepção do público vai ficar prejudicada.
Lealdade
Fidelizar um cliente não é fácil. No entanto, quando você tem a lealdade do consumidor, não deixe de recompensá-lo por tal. Faça promoções, cartões-fidelidade e outras facilidades para que a sua marca possa ter cada vez mais clientes leais.
Lembrança de marca
Por último: a sua marca deve estar na cabeça do cliente. É importante atuar até mesmo de forma subconsciente e se estabelecer como uma opção para o seu consumidor.
Qual a importância da gestão de marca para uma rede de franquias?
Agora que você já sabe o que é e como funciona a gestão de marca, vamos além. Neste tópico, vamos falar mais sobre a importância da gestão de marca para uma rede de franquias. Confira!
Como a gestão de marca é o meio pelo qual as pessoas enxergam o seu negócio, é extremamente importante ter atenção a esse aspecto. Especialmente quando falamos em uma rede de franquias, quando já se tem uma ideia pré-definida de como deve ser o posicionamento da marca.
Apesar da complexidade do processo de branding, ele aumenta o poder da marca e traz diversos outros benefícios. A gestão de marca é um passo necessário para ajudar na interação com o cliente, por exemplo. Desse modo, ela gera mais leads, lucro e relevância no mercado.
O fato de a marca se tornar mais conhecida a torna mais forte e desejada por uma pluralidade de públicos. Esse é um benefício que pode até mesmo levar à expansão do público-alvo inicial e à melhora de resultados.
A gestão de marca, quando bem feita, faz com que a franquia mostre a sua relevância para as pessoas e tenha resultados melhores.
Como realizar a gestão de marca?
É hora de colocar a mão na massa. Como colocar a gestão de marca em prática? Vamos falar sobre isso no presente tópico. Veja mais!
Elabore um manual da marca
O manual da marca nada mais é do que a estratégia-guia. Neste manual, você vai definir a identidade visual, a forma de comunicação, o posicionamento, entre outros aspectos. Em geral, essa parte do trabalho fica por conta da equipe de marketing digital da companhia ou de forma terceirizada.
É importante ter esse manual como um dos pilares estratégicos, pois tudo mais que vai sair do branding da empresa vai se basear nos preceitos adotados.
Coloque a marca em tudo o que for relacionado à franquia
Já mencionamos aqui como é importante deixar a sua marca na cabeça do cliente. Isso faz com que você sempre seja uma opção, mesmo que no subconsciente do consumidor.
E, para alcançar esse objetivo, tenha sempre a sua marca em tudo o que for relacionado à franquia. A operação do dia a dia deve ser feita de modo a obedecer ao manual de marca, executando-o com perfeição, e colocando a marca na cabeça das pessoas.
Como mencionamos, o processo é complexo. Afinal, existe a necessidade de um grande comprometimento e entrega das pessoas envolvidas. No entanto, os resultados valem a pena e são duráveis a longo prazo.
A gestão de marca é algo essencial para que a marca apresente seu valor ao público-alvo. E, para colocar a gestão de marca em prática, é importante saber exatamente o que é esse conceito e como funciona.
Você gostou do nosso texto? Esperamos que tenha sido esclarecedor sobre os aspectos práticos da gestão de marca. Para não ficar por fora de nossas atualizações, curta a nossa página no Facebook!