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Entenda aqui como fazer uma boa análise de mercado!
Por Pedro
Toda empresa que pretende se manter competitiva e vencer em seu nicho de atuação precisa se dedicar a realizar uma análise de mercado para conhecer de maneira mais detalhada quais os riscos, oportunidades e ameaças que deverão ser vencidas para que o negócio consiga superar os seus concorrentes e obter sucesso em sua operação.
A ocupação empresarial é uma atividade que envolve riscos, por isso é dever do empreendedor atuar em prol da eliminação ou redução desses riscos inerentes, adotando ações como a análise de mercado. Vamos conhecer agora mais sobre essa atividade e como realizá-la. Acompanhe!
O que é a análise de mercado?
A análise de mercado é nada mais que o esforço de pesquisa aplicado ao estudo das forças que regem um determinado setor econômico, levando em conta o seu histórico de desempenho e os atores que nele atuam.
Esse estudo é primordial para que a empresa adquira uma visão macro do seu ambiente de negócio e consiga tomar decisões no sentido de aproveitar as oportunidades existentes e se precaver frente a possíveis riscos e ameaças.
Como deve ser feita?
O ponto de partida da análise de mercado é lançar mão de dados e informações confiáveis e fidedignas. Como fonte podem ser realizadas buscas em publicações especializadas, entidades de classe, sindicatos dos trabalhadores, agências reguladoras e etc.
Quando as informações não estiverem disponíveis de maneira mais estruturada, um outro caminho é partir para pesquisas de campo. Nessa opção a própria empresa deverá levantar as respostas para as indagações que tem sobre o mercado.
Do ponto de vista prático, essa análise deve ser completamente documentada para tornar o estudo e a consulta futura mais simples. Todos os processos e atividades de pesquisa devem ser registradas revelando o método de trabalho, o tipo de pesquisa e as conclusões resultantes.
As ferramentas de gestão, como a construção de cenários, o modelo canvas e a análise S.W.O.T, são alguns dos recursos que também podem ser adicionados para tornar o estudo mais completo. Ainda é importante destacar que esse trabalho de levantamento de informações e pesquisa pode ser realizado por meio da contratação de consultorias especializadas.
Quais são os benefícios?
Os benefícios que uma análise de mercado proporciona a uma empresa são muito relevantes. O primeiro deles trata-se do conhecimento sobre o entorno do negócio, ou seja, quais são, como agem e qual o perfil das forças de mercado. Por meio desse estudo, será possível conhecer mais sobre as características mais importantes do público-alvo da empresa, o perfil dos concorrentes e dos fornecedores.
Somente com um estudo aprofundado da dinâmica que rege um mercado, será possível estipular um planejamento estratégico com planos de ação detalhados, com o intuito de cumprir os objetivos estabelecidos. Outro aspecto importante dessa análise é trazer uma autoconsciência sobre o próprio perfil da empresa.
A partir do momento em que se descobre as oportunidades e ameaças presentes em um mercado, será possível entender as forças e as fraquezas que a empresa tem para enfrentá-las.
Dedicar tempo e investimento financeiro, na realização de uma análise de mercado e posteriormente na sua constante atualização, é uma grande responsabilidade a cargo dos gestores das empresas, que apresentam consciência da importância da correta informação para a tomada de decisões e a adoção de estratégias e planos de ação direcionados à expansão da participação de mercado e maximização dos seus resultados.
Agora que você já conhece sobre a importância e um pouco mais sobre como fazer uma boa análise de mercado, entenda também como encantar os clientes e aumentar as suas vendas!