- Home
- Blog
Vale a pena investir no mercado de doce? Entenda!
Por Redator
É difícil encontrar alguém que dispense um sorvete em um dia quente. Ou que não goste de uma bela sobremesa depois do almoço. Essa preferência quase universal faz com que o mercado de doces seja muito atrativo para quem deseja empreender.
O público atendido é bem variado, assim como os produtos e os modelos de negócio. As franquias, por exemplo, costumam fazer muito sucesso e contam com infraestrutura e ações bem-delineadas para que as vendas se mantenham fortes e constantes em qualquer época do ano.
Fato é que as oportunidades nesse segmento são muitas. Mas se você ainda tem dúvidas sobre se vale mesmo a pena investir nele, confira este artigo e tire suas dúvidas a respeito do assunto!
Como é o mercado de doces no Brasil?
Não é segredo que o mercado de doces conta com um ponto importante a seu favor: não dá para resistir à tentação das guloseimas. As compras para consumo próprio ou para presentear são frequentes: o brasileiro consome doces muitas vezes na semana.
Além disso, informações da Euromonitor International registram que esse consumo intenso interfere no faturamento do setor. Por ano, esse mercado consegue alcançar aproximadamente R$ 12 bilhões. Tais números comprovam que esse é um investimento promissor e seguro, com ótimo retorno.
As franquias de doces ainda oferecem uma ótima possibilidade de expansão. Ou seja, com o lucro obtido, o empreendedor consegue abrir mais lojas ou até mesmo quiosques ou unidades móveis, dependendo do tipo de doce com o qual trabalha.
Quais são as principais características desse negócio?
E quais são as principais características de abrir uma empresa no mercado de doces? Aqui estão as principais, para que você avalie também algumas vantagens do segmento e entenda por que investir nele.
Constância
Uma loja de doces vende o ano inteiro, porque não trabalha com produtos sazonais. No entanto, também pode aproveitar datas especiais para potencializar as vendas.
Inovação
Ainda é possível inovar com frequência nesse mercado. Novos ingredientes, máquinas de alta tecnologia para a produção de doces e receitas ilimitadas são atraentes para o consumidor, que não busca apenas experimentar um produto, mas deseja ter uma experiência completa com a marca.
Público fiel
Esse é um mercado bastante fidelizado. Mesmo na correria do dia a dia, quando surge a vontade de consumir um doce, a tendência é que a pessoa “dê um jeito” de comprar aquele que mais gosta o quanto antes.
Quais são os tipos de negócios que mais se sobressaem no mercado?
O mercado de doces é muito variado e atinge um público bastante amplo. A seguir, você confere quais são os tipos de negócios que mais se sobressaem no mercado e como cada um funciona.
Sorveteria
O sorvete é um doce muito popular no Brasil. Nosso país é predominantemente quente, e não há dúvidas de que essa é uma das melhores opções para se refrescar.
É possível investir em franquias e sorveterias, com modelos de negócio diferentes: quiosques, self-services, máquinas de sorvete, buffet de picolés e criação de milk-shakes são apenas alguns exemplos.
Esse é um negócio de baixo investimento, com custos operacionais simples e rápido treinamento de equipe. Em um ponto comercial movimentado, o retorno geralmente não costuma ser demorado.
Açaiteria
A açaiteria tem uma execução muito similar à sorveteria. O que muda mesmo é a matéria-prima que, como o próprio nome diz, é o açaí.
Esse é um produto tipicamente brasileiro, que pode ser consumido de diversas formas. E uma das que mais faz sucesso é com caldas doces, frutas, chocolates e outros ingredientes doces.
Você pode adotar receitas e misturas exclusivas, ou ainda permitir que o próprio cliente monte seu açaí como preferir. Também há mais maneiras de consumir o produto, como em sucos, batidas, cremes, vitaminas e muito mais.
Confeitaria
A confeitaria é um tipo de negócio de doces um pouco mais complexo. Exige um investimento maior, tanto em maquinário, uma vez que todos os produtos são feitos do zero no local, quanto em mão de obra especializada.
Além disso, o estoque precisa ser maior, porque as receitas, mesmo as que levam poucos ingredientes, são mais complexas para se colocar em prática. Entretanto, é um nicho que tem crescido bastante, em especial porque valoriza a estética.
Bolos, tortas, pães doces, doces artesanais, bombons, brownies, entre outros produtos, além de saborosos, são desenvolvidos com designs diferenciados para atrair o público. É uma boa opção também para quem deseja trabalhar com encomendas e ter mais controle da produção.
Loja de chocolates
O chocolate também faz sucesso no ramo de doces. É outro produto no qual vale a pena apostar em uma franquia para ter mais agilidade de processos e uma boa infraestrutura.
As vendas costumam ser bastante intensas, uma vez que muita gente presenteia com chocolates, além do consumo próprio. Sendo assim, essa é uma escolha de alta demanda, que também gera retorno rápido.
Como escolher o melhor nicho?
Para saber o melhor nicho e investir de forma certeira, é fundamental pesquisar bastante a respeito de marcas e produtos. Avalie ainda qual é o seu capital inicial e o capital de giro para ver o que cabe em seu bolso.
Também é interessante entender melhor o público que você vai atender. Realize uma pesquisa de mercado, uma avaliação da concorrência e uma pesquisa com seus potenciais consumidores, a fim conhecer preferências e interesses.
Por fim, não se esqueça de acompanhar as tendências. O mercado de doces evolui constantemente, e os consumidores são exigentes. Há um tempo, as paletas mexicanas faziam mais sucesso do que os picolés. Os sorbets têm se destacado, mas não desbancaram o sorvete tradicional. Porém, este deve ser complementado com algum atrativo para continuar a se sobressair. Estar por dentro dessas atualizações faz a diferença para manter seu negócio sempre à frente.
O mercado de doces apresenta oportunidades de muito sucesso, como você pode perceber: não tem quem resista a essas delícias. Com essa segurança a mais, o segredo para que seu investimento valha a pena no segmento é escolher bem com o que trabalhar e contar com o suporte adequado para que seus processos sejam realizados sempre com excelência.
Este artigo foi útil para você? Assine a nossa newsletter para acessar mais conteúdos como este e continuar a descobrir novas maneiras de empreender!