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Formatação de franquias: confira 4 passos para realizá-la
Por Redator
Muitos investidores desejam ampliar as atividades do seu negócio. Dessa forma, a formatação de franquias consiste em uma opção para expandir o nome do seu negócio. Ela envolve a concessão do direito de utilização da marca e do processo de produção de sua empresa para terceiros.
Sendo assim, esse sistema permite que o empreendedor ganhe lucros dos franqueados sem a necessidade de arcar com os custos relacionados à instalação de novas lojas. Mas para isso, as franquias precisam ser padronizadas, para oferecerem o mesmo produto ou serviço. É válido ressaltar que o valor da formatação de uma franquia depende do modelo de negócio.
Continue a leitura e confira 4 passos para realizar a formatação de franquias!
Como fazer uma análise de franqueabilidade?
Realizar uma análise de franqueabilidade de sua empresa é essencial para ampliar o seu negócio. Durante essa etapa é preciso saber se seu empreendimento apresenta um bom know-how, pois é necessário que o atendimento, a qualidade do produto e as estratégias de marketing sejam padronizadas.
Durante a análise de franqueabilidade é preciso avaliar o marketing, por ser fundamental para o sucesso de qualquer empresa. Nesse sentido, para ingressar no sistema de franchising é necessário que o marketing consiga conquistar o maior número de clientes. Caso sua empresa não tenha uma boa estratégia de comunicação no mercado, é necessário adaptá-la antes de realizar a formatação de franquia. Isso porque os consumidores precisam reconhecer sua marca onde estiverem.
Aqui, é importante destacar a necessidade de avaliar o público-alvo, já que o sucesso de uma franquia depende da sua capacidade de atração e fidelização de seus clientes. Sendo assim, é preciso avaliar as principais caraterísticas dos seus consumidores para que a franquia seja inserida em um local que consiga atraí-los. Além disso, é fundamental saber se os seus produtos e serviços serão bem aceitos no mercado, pois não é nada satisfatório franquear algo que não proporcionará uma boa rentabilidade para os envolvidos.
Quais os principais passos para realizar a formatação?
A formatação de uma franquia não pode ser feita de qualquer jeito, é fundamental ficar atento às etapas para evitar maiores contratempos durante as suas atividades no mercado. Confira a seguir o que deve ser feito!
1. Faça uma análise financeira
Uma das etapas essenciais durante o processo de formatação é a análise financeira do empreendimento. Logo, o franqueador precisa estabelecer os gastos associados à empresa para viabilizar o seu funcionamento. Desse modo, é fundamental avaliar os gastos de implantação e o tempo para obter o retorno no capital aplicado. Ao fazer isso, o investidor conhecerá as várias taxas que envolvem a criação de uma empresa, como os royalties. Todas as informações formarão o Plano de Expansão da franquia.
É indicado que o franqueador tenha recursos próprios para manter as atividades das primeiras unidades. Caso não sejam suficientes, é preciso buscar por uma linha de financiamento, uma vez que a falta de capital pode comprometer a atividade do empreendimento.
2. Defina as estratégias
A definição de estratégias é essencial durante a formatação de uma franquia, visto que as etapas de expansão precisam ser bem definidas, a fim de evitar maiores adversidades. Para traçar boas táticas, é fundamental conhecer melhor o mercado de atuação, os possíveis riscos e se é viável a criação de uma franquia no modelo desejado.
Nesse contexto, é preciso considerar que a criação de estratégias ajuda o investidor a encontrar boas chances de crescimento e desenvolvimento e, consequentemente, se destacar da concorrência que está cada dia mais acirrada.
3. Mapeie as oportunidades
A formatação de franquias precisa de um eficiente mapeamento de oportunidades de mercado. Portanto, durante a análise de viabilidade, é preciso saber quais locais apresentam um bom potencial de expansão. Para isso, deve ser realizado um estudo a respeito do perfil da marca e a região que deseja inserir a franquia.
Assim, você conseguirá saber o local que oferece as melhores oportunidades de crescimento, visto que não é nada satisfatório inserir uma companhia em uma região que não tem um público-alvo para consumir os seus produtos e serviços.
4. Conte com uma consultoria especializada
É normal que existam dúvidas durante a formatação de uma franquia, mas saiba que há diversas empresas especializadas no assunto, que conseguem oferecer as melhores orientações. Dessa forma, os empreendedores obtêm todos os conhecimentos técnicos e estratégicos necessários para gerenciar a marca, de maneira otimizada.
Uma consultoria especializada pode ajudar o franqueador em diversas etapas da formatação e contribuir para o sucesso do seu negócio. Isso é possível porque ela conta com especialistas no assunto, que conseguem transmitir informações a respeito do mercado e como se posicionar diante a concorrência.
Quais as vantagens da formatação de franquias?
Existem diversas vantagens em transformar seu negócio em uma franquia, sendo que isso pode impactar positivamente em sua rentabilidade. Nesse panorama, saiba que a formatação permite um crescimento de sua marca no mercado.
Com esse modelo de negócio, os franqueados precisam pagar com investimento das novas unidades. Assim, você assume menos riscos e consegue expandir as atividades de seu empreendimento. Se o modelo de sua empresa garantir uma boa rentabilidade, as possibilidades de franquia multiplicarão de forma significativa.
Além do mais, é necessário ressaltar que com o crescimento do seu negócio, a empresa começa a precisar cada vez mais de insumos para realizar suas atividades. Com isso, o número de pedidos aumenta e começam a surgir melhores oportunidades de negociação com os fornecedores de matéria-prima. Um bom posicionamento da marca no mercado faz com que diversos fornecedores queiram se associar a ela para ganhar visibilidade. Isso contribui para bons resultados nas negociações.
Conforme mostramos neste artigo, é possível realizar a formatação de franquias de maneira eficiente, bastando para isso, seguir os passos comentados. Além disso, devido à concorrência, cada vez mais acirrada, é fundamental garantir bons diferenciais no momento de expandir os negócios para conseguir atrair o público-alvo e potencializar as vendas. Dessa forma, com boas estratégias de crescimento, você conseguirá alcançar bons resultados no mercado.
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