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Confira 6 dicas de como criar persona para o negócio
Por Redator
Você já ouviu falar em persona? Ela é a representação do cliente real do seu negócio, podendo ser utilizada para direcionar as suas ações de vendas, marketing e planejamento estratégico. É como um personagem, que traduz as principais características, interesses e dores dos clientes, servindo como um norte para todas as ações da empresa. Daí, a importância de saber criar uma persona para o seu negócio.
Neste artigo, vamos explicar o passo a passo para descrever a persona de maneira correta e como utilizá-la estrategicamente na sua empresa. Continue a leitura e veja quais são as melhores dicas para criar uma persona alinhada com os objetivos do seu negócio!
1. Converse com seus clientes para coletar dados
O primeiro passo para criar uma persona é coletar dados por meio de conversas com os seus clientes. Inicialmente, você pode realizar uma abordagem informal, buscando conhecer os consumidores da sua empresa sem nenhum roteiro ou questionário.
Converse com os clientes que passam pela empresa e dão abertura para isso. Pergunte sobre o que os levou a adquirir seus produtos, os níveis de satisfação, quais expectativas foram ou não cumpridas, entre outros aspectos. Essa conversa inicial irá nortear os próximos passos para a criação da persona, podendo fornecer indícios de quais são os elementos que devem ser aprofundados nas próximas pesquisas.
2. Faça uma pesquisa estruturada
Com base nesses primeiros contatos, você terá um esboço sobre as principais características dos seus clientes de uma forma geral. Porém, para criar uma persona que efetivamente reflita o perfil deles, é necessário realizar pesquisas mais aprofundadas, coletando mais dados quantitativos e qualitativos para embasar a persona que será criada, de maneira mais próxima à realidade.
Portanto, essa é a hora de realizar uma pesquisa mais estruturada sobre o consumidor da sua empresa. Para isso, você pode criar um questionário com perguntas fechadas dos mais diversos tipos. É importante perguntar sobre o gênero, idade, escolaridade e outros dados sociodemográficos. Porém, aproveite para aprofundar na pesquisa e questionar os clientes sobre outros aspectos, como rotina, trabalho, redes sociais que usam, hábitos de consumo, principais dores, o que consideram na hora de escolher uma empresa, entre outros elementos.
Vale, inclusive, convidar alguns clientes para uma entrevista. Nela você pode conversar livremente sobre esses temais mais gerais, entendendo mais sobre os hábitos e interesses dos consumidores, entre outros fatores que servirão de base para a criação da persona. Para facilitar a adesão ofereça brindes ou descontos.
3. Faça uma boa análise dos dados
Após a pesquisa, é hora de analisar os dados coletados para iniciar o processo de criação da persona. Afinal, você pode contar com uma grande quantidade de informações e, dessa forma, é essencial que você consiga tratá-las de maneira adequada para garantir que elas servirão de insumo para a criação da sua persona. Para isso, é necessário buscar por padrões, comportamentos que se repetem entre os seus clientes. Tente entender quais são os hábitos comuns, quais são os elementos que estão presentes na maioria dos dados analisados.
Também é importante buscar entender se você tem uma ou mais personas no seu negócio, ou seja, se existem grupos que se distinguem. Afinal, existem negócios que possuem mais de um perfil de cliente, como, por exemplo, uma consultoria que atende tanto multinacionais quanto pequenas empresas. Dessa forma, é importante identificar se esse é o seu caso para evitar descartar dados e padrões irrelevantes para a criação de outra persona.
4. Estruture a sua persona
Agora é a hora de efetivamente começar a criar a persona do seu negócio. É o momento de organizar todas as informações coletadas e começar a dar forma à pessoa que representa o seu cliente. Para isso, dê um nome e, até mesmo, um rosto para ela. Comece a descrevê-la da mesma forma como descreve uma pessoa real que você conhece. Liste as suas características, dores, soluções que busca, comportamentos comuns, entre outros elementos relevantes ao seu empreendimento.
Embora a sua empresa possa ter mais de uma persona, é importante que não ultrapasse 3 perfis Afinal, é preciso selecionar as informações com cuidado e analisá-las de maneira a identificar o seu público-alvo, ou seja, as pessoas que efetivamente consomem na sua loja, sem se perder em grupos menos representativos.
5. Entenda como colocar a persona no centro do negócio
Criar a sua persona é um passo extremamente importante para o seu negócio, mas não é o suficiente. Após a sua definição, é hora de começar a revisar as estratégias, de modo a colocar o cliente no centro do seu negócio. Portanto, revise todos os seus processos e, até mesmo, produtos e serviços que oferece.
Tente entender se eles realmente cumprem com as expectativas da persona que você criou e se resolvem as dores e problemas apontados por eles. Revise também suas estratégias de vendas e, inclusive, de comunicação com o cliente. Analise se está presente nos canais que ele utiliza e se a sua linguagem está adequada. Afinal, tudo isso pode fazer diferença na hora de atrair e fidelizar mais consumidores.
6. Revise a persona periodicamente
De tempos em tempos é importante que você revise a sua persona de maneira a identificar se ela ainda está adequada à realidade do negócio. Afinal, o perfil dos consumidores, assim como seus comportamentos, mudam rapidamente e é necessário que a sua empresa fique atenta à essas transformações e novas tendências para se manter competitiva.
Portanto, marque uma periodicidade para a revisão da persona. Você pode fazer isso a cada ano ou um ano e meio, por exemplo. Para isso, repita uma parte do processo e analise os dados constantemente, com o objetivo de identificar transformações no comportamento do consumidor e se adaptar a elas.
Como você pôde perceber, criar persona para o negócio é um processo importante para garantir que as suas estratégias estejam alinhadas às necessidades dos clientes. Portanto, aproveite as nossas dicas e comece, agora mesmo, a investir nesse processo dentro da sua empresa. Lembre-se de sempre manter a sua persona atualizada e revisar os indicadores do negócio de maneira a garantir os melhores resultados para a empresa!
Gostou das dicas para a criação de persona? Caso queira entender melhor os aspectos que envolvem alinhamento com as necessidades dos consumidores, sugerimos a leitura de outro artigo em nosso blog que explica como fidelizar clientes