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Como fazer análise de mercado? Confira 4 dicas!
Por Pedro
Empreender é uma decisão que causa insegurança, pois há sempre riscos. Apesar de não ser possível garantir o sucesso, com um planejamento adequado, as chances ficam mais favoráveis. Neste artigo, vamos contar como fazer análise de mercado, uma etapa que faz toda a diferença nesse processo. Confira!
O que é a análise de mercado?
Ela pode ser definida como uma pesquisa que visa entender as forças que atuam em um mercado. Assim, é possível definir a viabilidade de um negócio diante de carências, desejos e limitações do mesmo. Bem como direcionar ações — posicionamento de marca, precificação, localização etc. — maximizando o investimento em cada uma.
Como fazer análise de mercado para abrir um negócio no ramo de alimentação?
Fazer a análise de mercado pode parecer complexo, principalmente para quem empreende pela primeira vez em busca de uma fonte de renda alternativa. Por isso, preparamos 4 dicas valiosas e práticas para esse processo.
1. Entenda as particularidades do seu ramo
A pesquisa de mercado tem pontos aplicáveis a qualquer tipo de negócio, mas as particularidades de cada ramo não podem ser desconsideradas. Uma vez que elas afetam diretamente todo o planejamento, podendo influenciar na necessidade de investimento e na viabilidade da empresa. Por isso, antes de tudo, conheça profundamente a área, pesquisando na Internet, consultando órgãos reguladores e entidades de classe.
2. Avalie concorrentes
Ao conhecer quem já está no mercado será possível identificar oportunidades de nichos não atendidos, quais são seus diferenciais perante eles e em quais pontos os concorrentes têm vantagem. Essa pesquisa pode ser feita pelos canais de comunicação de cada empresa e, até mesmo, visitando o estabelecimento.
3. Conheça os fornecedores
No ramo alimentício, os fornecedores são fundamentais. Sejam eles para o produto final, que só será revendido, ou para matérias-primas e insumos do que será produzido. A análise deve contemplar, além da qualidade, aspectos práticos que interferem no investimento inicial, como:
- localização;
- prazo de entrega;
- frete;
- preço e outros custos;
- condições de pagamento.
4. Defina seu público-alvo
O perfil de cliente interfere em outras decisões estratégicas. Tais como preço, localização, design do espaço e da marca, canais de comunicação, atendimento, produtos nos quais investir, entre outras. Tudo isso começa pela definição do consumidor. Essa pesquisa pode ser feita por meio de questionários, com base em informações de órgãos governamentais sobre o perfil socioeconômico dos moradores da região e até por meio de análises de tráfego.
Quais os benefícios da análise de mercado para os negócios?
Fazer uma análise de mercado é muito importante. Já que permite ao empreendedor estar preparado, conhecendo tudo que pode influenciar o negócio. A vantagem competitiva desse planejamento está em diversos benefícios que ele agrega à gestão, como:
- identificar oportunidades e ameaças com antecedência;
- aumento da segurança do investimento;
- decisões mais acertadas;
- possibilidade de prever comportamentos e agir de acordo;
- oportunidade de se diferenciar da concorrência;
- previsibilidade de resultados.
Empreender com mais segurança não é somente um sonho. Um bom planejamento tem muitos benefícios e, mesmo que não elimine, torna os riscos controláveis e previsíveis para o gestor do negócio. Para isso, usar nossas dicas de como fazer análise de mercado é o primeiro passo.
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