- Home
- Blog
Investimento seguro: 6 erros que você deve evitar
Por Redator
Em tempos de crise, seguir com um empreendimento próprio é um desafio e tanto! Exige não somente grande dedicação, mas também bastante conhecimento em ferramentas de administração e comportamento de mercado. Você é novato nisso? Então, seus cuidados devem ser redobrados!
Pensando nisso, listamos os 6 erros mais comuns cometidos por empreendedores iniciantes. Ao evitá-los, você conseguirá realizar um investimento seguro e próspero. Preparado para acertar? Veja os tópicos abaixo!
1. Atuar na informalidade
Muitos iniciantes costumam começar as atividades informalmente. O motivo principal é fugir dos tributos, porém a realidade é que sem a legalização o empreendimento não consegue crescer.
Para você ter uma ideia, após conseguir o CNPJ surgem diversas possibilidades, como:
- abertura de conta bancária para pessoa jurídica;
- emissão de nota fiscal;
- uso de máquinas de cartão de crédito;
- empréstimos a juros mais baixos.
Sem contar que na informalidade seu negócio pode demonstrar uma imagem pouco qualificada e profissional. O que isso quer dizer? Perda de mercado e de vendas. Portanto, legalize-se o quanto antes!
2. Começar sem um plano de negócios
Antes de dar início a qualquer empreendimento, você precisa criar um plano de negócios — procedimento essencial para o sucesso de qualquer empresa. É por meio dele que você determinará objetivos e ações a serem realizadas a curto, médio e longo prazo.
As estatísticas recentes mostram que um a cada três novos negócios no país encerram-se antes de completar um ano, devido à falta de planejamento. Logo, evite fazer parte disso! Elabore um bom plano estratégico e comece com o pé direito.
3. Confusão patrimonial
Essa é uma das falhas mais comuns entre empreendimentos pequenos. A confusão patrimonial é quando o dono utiliza o dinheiro do caixa da empresa para adquirir bens ou pagar contas pessoais, como a fatura do cartão de crédito, a escola dos filhos, a compra de equipamentos que não são para o uso da empresa/estabelecimento.
Para sanar esse problema, defina uma retirada mensal, conhecida tecnicamente como pró-labore e a tenha como um salário. A possibilidade de saques de outras naturezas também deve ser eliminada e os recursos devem ser investidos no próprio negócio para que ele possa crescer.
4. Fazer cálculos errados para lucro e preço
Empreendedores de primeira viagem normalmente costumam errar na hora de estipular a margem de lucro e definir preços de produtos ou serviços. É muito comum encontrar microempresários que vendem muito bem, mas que reclamam de que não conseguem ver o dinheiro entrar no caixa como deveria. Isso ocorre por causa de cálculos imprecisos.
Saiba que existem metodologias específicas para estipular margens de lucro e preços. Caso você ainda não as conheça, procure um curso de especialização. Existem diversas plataformas grátis na internet que emitem certificados para pequenos empreendedores.
5. Não negociar com fornecedores
Diminuir custos e economizar ao máximo: se você pensa dessa forma, certamente irá longe! Uma boa estratégia para evitar o gasto exagerado de recursos, é negociar com os fornecedores.
Se você tiver um fluxo de caixa bem controlado, conseguirá fazer compras em grande volume com pagamento à vista, isso reflete em economia na hora de repor o estoque e lucros mais altos em vendas. Sendo assim, sempre pesquise diversos fornecedores para encontrar o melhor negócio!
6. Montar uma estrutura cara sem clientes
Todo mundo quer impressionar logo de cara e isso é fato, mas investir aos poucos é muito mais prudente. Uma etapa de cada vez pode ser a sua melhor tática para organizar seu negócio. Invista em uma estrutura simples, mas com boa qualidade, um local apropriado e barato e com o tempo e o crescimento do número de clientes, parta para aplicações mais robustas. Ou seja, garanta primeiro o retorno financeiro para depois ampliar o negócio.
E então, gostou desse post? Se você passar longe dos erros citados acima, certamente fará um investimento seguro para sua empresa. Aproveite essa oportunidade e nos siga nas redes sociais. Estamos no Facebook e Instagram!