- Home
- Blog
Afinal, como expandir os negócios? 3 maneiras corretas de crescer
Por Redator
Sobreviver aos primeiros anos de um novo negócio e ficar estável no mercado é para poucos empreendedores, principalmente em meio à crise. Mas depois desse feito, como expandir os negócios? Com a empresa rendendo lucros consistentes e crescendo de maneira sólida, é hora de dar o próximo passo.
Preparamos este post com 3 maneiras corretas de fazer a sua empresa crescer. Leia até o final e saiba mais!
1. Faça parcerias
Se você pensa em crescer e sua empresa está fortalecida, uma ótima ideia é o sistema de parcerias. Você verá que existe um benefício comercial nesse sistema e, além disso, você unirá seus clientes aos do seu parceiro. Com essa nova oportunidade para expandir os negócios, você detectará os pontos fracos que necessitam de mudanças, além de poder avaliar melhor algumas questões na sua empresa.
Mas aí vem a pergunta: como saber qual é a melhor parceria para sua empresa? Escolha aquela que ofereça opções que o seu negócio não disponibiliza, mas que seja de grande procura pelos clientes.
Investigue sobre a empresa parceira. Procure saber sobre sua credibilidade, se os valores e princípios dela estão de acordo com os da sua e verifique se todos os documentos estão corretos. Você precisará também checar a sua capacidade produtiva, pois o aumento das vendas irá ampliar a demanda da produção. Assim, será necessário conversar sobre investimentos.
2. Abra outra unidade
Quando pensamos em expandir os negócios, esta pode ser a primeira opção que nos vem à mente. Entretanto, antes de abrir outra unidade é necessário fazer uma análise cuidadosa. Confira as dicas da norte-americana Frances McGuckin, consultora e especialista em pequenos negócios:
- veja se seus negócios têm crescido nos últimos anos de maneira sólida e se você está obtendo lucro consistente;
- esteja atento às tendências econômicas e de consumo para perceber se a sua empresa terá fôlego para crescer;
- crie, para nova unidade, um plano de negócios integral;
- escolha uma boa localidade para a sua empresa, mesmo que seja um pouco mais caro.
Esse modelo de expansão gera uma maior lucratividade; no entanto, o volume de trabalho crescerá também. Tome o cuidado de não perder a essência que originou sua marca, pois é comum que, em alguns momentos, você se afaste dela ao se dedicar a essa expansão. Se os novos e antigos clientes perceberem essa perda, poderá ser fatal.
3. Escolha o sistema de franquias
Outra boa opção é o sistema de franquias. Nesse caso, a sua empresa será a franqueadora que oferecerá treinamento, suporte e o modelo de trabalho. Já o franqueado conduzirá o empreendimento, pagando uma taxa por “imitar” o modelo da sua empresa.
Escolher o sistema de franquias significa contar com empreendedores que compartilham do seu sonho e dos mesmos objetivos que você. Esse modelo de expansão traz muitos benefícios, principalmente para os pequenos empreendimentos, que não teriam oportunidade de crescimento com recursos próprios.
Dentre as vantagens, podemos citar a tranquilidade na administração. Se tornando franqueador, você contará com empreendedores como você, que dedicam tempo e dinheiro no seu próprio negócio. Podemos ressaltar também o aumento do poder de negociação. Com as novas unidades, você poderá diminuir os custos dos fornecedores, já que as compras serão em maiores quantidades do que antes.
Quando as empresas possuem produtos reconhecidos pelo mercado, as franquias são mais viáveis. É necessário analisar algumas questões antes de iniciar o sistema de franchising.
Faça um planejamento estratégico detalhado, assim você evita futuros problemas. Considere nesse planejamento o valor da marca, concorrência, pontos que diferenciam sua empresa no mercado, posicionamento, etc.
É recomendável contratar um consultor para auxiliar você, pois são muitos os detalhes a analisar se você optar por expandir seu negócio com a implantação do sistema de franquias.
São muitas as opções para expandir o seu negócio. Quando o pequeno empreendimento dá certo é chegada a hora de arriscar e querer crescer ainda mais. As dúvidas surgem e é necessário um pouco de cautela.
Aqui você conferiu algumas opções de como expandir os negócios. Se quiser ficar por dentro de mais conteúdo como este e não perder nenhuma novidade, siga-nos nas redes sociais. Estamos no Instagram, Facebook e Linkedin.